sábado, 8 de novembro de 2008

O verdadeiro Muay-Thai

Bom! Falando sobre Muay-Thai, o que quero dizer com verdadeiro... parece que só há um, com certeza só há um, mas, não é o que o pessoal anda divulgando aqui no Rio Grande do Sul.

Vamos começar pelo começo: o Full-Contact foi inventado pelo grande campeão de Karatê Dominique Vallera nos Estados Unidos e o Kickboxing foi inventado também nos EUA pelo pessoal do Karatê e qual a diferença entre o Kickboxing e o Full-Contact? Vou esclarecer! A diferença está na regra e também porque as duas modalidades não se tratam de Arte Marcial e sim de lutas de Ringue ou de combate, como acharem melhor.

Agora pergunto para os amigos, o que tem haver Full-Contact, Kickboxing com o Muay-Thai?

Nada! Por que? O Muay-Thai esse sim é uma Arte Marcial milenar porque retrata a História do povo Tailandês. Não vou entrar na parte da História do Muay-Thai porque acho uma perda de tempo, porque pra mim quem treina Full-Contact ou Kickboxing e diz que é igual a Muay-Thai, a gente não pode nem perder tempo com esse tipo de gente.

Full-Contact ou Kickboxing nada mais são do que regras tiradas do próprio Muay-Thai na intenção de deixá-lo menos violento.

Também quero deixar claro que pratiquei Full-Contact e Kickboxing com o Professor Márcio do Valle, sendo assim tenho certeza absoluta do que estou falando.

Pois, agora, vou esclarecer ao amigo leigo e amante do Muay-Thai qual a diferença do Muay-Thai para o Boxe Holandês, que é praticado na Holanda e praticamente 95% da Europa.

Aqui no Rio Grande do Sul, na década de 80, o Mestre Luiz Gilberto Ribeiro implantou o Muay-Thai na cidade de Porto Alegre.

Bom! Aos amigos, vou começar os esclarecimentos das devidas modalidades: Muay-Thai trata-se de uma Arte Marcial milenar, que usa punhos, cotovelos, joelhos, arremessos e chutes em sua luta. Tem um ritual que se chama Ramuay, que é uma homenagem aos espíritos antigos do Muay-Thai e também uma homenagem ao seu Mestre e a sua escola de treino.

Estou dando um esclarecimento básico, para que todos entendam a diferença entre as modalidades, não estou entrando em pormenores para todos os leigos e profissionais ficarem cientes de como realmente as coisas funcionam.

O famoso Boxe Holandês "Muay-Thai Europeu"

Bom! Agora falando abertamente, trata-se de uma modalidade de luta criada pelo lutador de Karatê e praticante de Boxe inglês, Tom Harinck, que esteve na Tailândia treinando Muay-Thai, voltando a Holanda criou o seu estilo próprio de luta baseado no Muay-Thai, mas não se trata de Muay-Thai, como todos divulgam por aqui. Porque o próprio Tom Harinck afirma que não se trata de Muay-Thai e sim Boxe Holandês que é a sua modalidade.

Bem! Dados os devidos esclarecimentos sobre as duas modalidades, não vem ao caso qual é a melhor; o que está em questão aqui é a verdade sobre o Muay-Thai, como cogitei no começo do texto. Espero que os amigos tenham gostado do texto, pois o escrevi no intuito de esclarecer e não de criar nenhum tipo de rivalidade com os outros colegas de ensino.

Ah! Outra coisa muito importante é o método de ensino no verdadeiro Muay-Thai, pois a nomenclatura dos golpes são todas em Tailandês e a guarda é totalmente diferente do Kickboxing ou do próprio Boxe Holandês, que usam socos do Boxe Inglês, ao contrário do Muay-Thai, os socos são desferidos de uma maneira completamente diferente, iguais os seus chutes que também são únicos e não tem em nenhuma outra modalidade.

Tratando-se assim, se o amigo não estiver treinando dentro destes padrões que são universais, iguais ao Judô, Karatê, Kung-Fu etc. que no mundo todo tem a mesma nomenclatura dos golpes e a mesma base de luta. Porque no Muay-Thai seria diferente? Lhe pergunto!

A todos um grande abraço!

7 comentários

Anônimo disse...

Gostei muito mesmo do seu blog camarada. Não achei onde eu posso segui-lo. Mas estarei sempre aqui. Vlw, abraço e parabéns pelo blog.

george disse...

Gostei de saber que claramente as destintas diferenças colocadas por você,principalmente sobre a escola Holandêsa,abraço se puder me enviar algum material pra me esclarecer um pouco mais sobre o assunto ficarei muito agradecido, E-mail:cleciogeorge@hotmail.com

lucas monteiro disse...

um dia eu chego lá

Gustavo - portal das artes marciais disse...

Nao conhecia o boxe holandes... bons esclarecimentos, vou usar nos meus textos no
portal das artes marciais – comunidade sobre lutas

comunidade que to falando sobre lutas

Anônimo disse...

Muito boa essa explicação. Me chamo Jonatan, sou profº de Taekwondo e instrutor de Muay Thay, faixa preta de kickboxing. Agradeço ao mestre Rodrigo Moraes por fazer essa explicação, que é a dúvida de muitos apreciadores dessa arte milenar.

Anônimo disse...

realmente o sr estar certo mestre rodrigo as pessoas fazem um mesclado de artes marcias e se acha no direito de falar e fazer besteiras. eu me chamo leo sou do df e pratico artes marcias como hapkido, muay thai e capoeira

Anônimo disse...

sou Lucas Rodrigues de goiania parabéns pela esplicação mestre rodrigo vamos preserva nossa arte que é o muay thai

Postar um comentário

<<
© 2008 - MESTRE RODRIGO MORAES - Pratique a verdadeira essência do Muay-Thai em Gravataí! Alguns direitos reservados. Design by UsuárioCompulsivo ^